NOTÍCIAS

Como a estamparia digital está transformando a moda
15 de abril 2015
por Renato Cunha

Estamparia digital
A Impressão digital têxtil dispensa a fabricação de matrizes ou cilindros, além de possibilitar a produção em pequena escala. 
Outro grande diferencial da estampa digital é a alta resolução dessas impressoras de tecido. É possível imprimir até fotos através da estamparia digital.
A impressão digital aplicada em tecido tem caído no gosto de profissionais da confecção, prova disso são as peças de roupas e os acessórios para decoração que dominam as vitrines das lojas brasileiras. Essa é uma boa notícia para a indústria de máquinas e também para os birôs, que têm acompanhado o crescimento do mercado nos últimos anos, seguindo uma tendência mundial.

 

Como a estamparia digital está transformando a moda
Por Renato Cunha


A estamparia digital é “provavelmente a maior inovação da moda do século 21″, declarou a colunista de moda Christina Binkley do Wall Street Journal. “As tecnologias de impressão digital permitem que os designers possam inovar e melhorar as suas coleções”, diz ela. O mundo da moda não pode viver sem as estampas e são elas que impulsionam as tendências como a cor e o estilo do vestuário. No mundo da moda atual, o design têxtil é o que marca a identidade para qualquer coleção.
A estamparia digital oferece resultados rápidos e é uma vantagem que pode ser crucial no mercado da moda, e não pode ser alcançado com serigrafia ou cilindro. O investimento atual das tecelagens em impressoras de grande formato tem como objetivo ser um recurso valioso para ambos os designers de moda e têxteis que procuram um impacto e precisão de cores, detalhes e impressão perfeita. Na impressão digital têxtil o estilista pode ter uma reprodução precisa de uma maior variedade de imagens sem a necessidade de separação de cores, e com os efeitos fotográficos exatos da imagem vista no computador. Essa nova técnica permite fazer alterações de cor e design de forma espontânea, e para obter detalhes sutis e complexos para imprimir com maior facilidade do que os métodos convencionais.
A tecnologia de impressão digital permite que os designers criativos possam ver impressos em tecidos as suas ideias de forma mais rápida e fiel ao que idealizaram.

RELACIONADAS
22 de maio 2018
22 de maio 2018